CONSELHO DA FEDERAÇÃO DISCUTE VÁRIOS ASSUNTOS IMPORTANTES PARA OS BANCÁRIOS

19/03/2024

A reunião presencial do conselho consultivo e de representantes da Federação discutiu vários temas de interesse da categoria bancária (Fotos Divulgação)

Ontem (18), pela manhã, a Federação dos Bancários do Estado do Paraná (FEEB-PR) reuniu presencialmente o seu conselho consultivo e de representantes, na sede da entidade, em Curitiba.

Nesse encontro, conduzido pelo presidente da Federação, Gladir Basso, estiveram em pauta vários assuntos importantes e de interesse dos bancários, entre eles, a eleição da Cassi e Previ, do Banco do Brasil; eleição da Funcef e do representante do Conselho de Administração da Caixa; renovação das CCPs (Comissões de Conciliação Prévia) do Itaú e da Caixa Econômica Federal; Encontro Regional Sul, a ser realizado em Florianópolis, dias 11 e 12 de abril; e o Encontro Nacional dos Bancários, que ocorrerá de 20 a 22 de junho, em Uberlândia (MG); fechamento de agências e demissões de bancários.

FUNBEP DO ITAÚ
Ainda na reunião, foi explicitada a ação do Funbep (Fundo de Pensão Multipatrocinado), entidade sem fins lucrativos que administra os planos de previdência complementar do Itaú. Essa ação foi iniciada pela Federação e seus sindicatos filiados e que agora foi concluída, assegurando que Itaú vai garantir no mínimo 20 anos do Funbep. Se tiver algum déficit nesse período, o Banco vai arcar com esse déficit.

Ainda sobre o Funbep, ficou garantida a devolução das contribuições dos últimos cinco anos, com reajuste de 17% a todos os integrantes do Funbep, “o que é uma vitória importante para a categoria, por iniciativa da Federação e dos sindicatos filiados”, destaca Gladir Basso.

CCT E ACORDOS
Outro assunto debatido na reunião do conselho foi a preocupação em relação à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e aos acordos coletivos. “A partir de agora não será mais assinado nada sem antes debater e ler todo o conteúdo, para só depois disso fazer a assinatura dos termos”, frisou Gladir.

COE BRADESCO
Outro tema debatido na reunião foi o encontro virtual da COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Bradesco/Contec, que ocorrerá nesta quinta-feira (21), às 14 horas. O coordenador da COE-Bradesco/Contec, Gladir Basso, informa que essa reunião terá a participação de Eduara Cavalheiro, gerente Departamental de Recursos Humanos do Bradesco. Neste encontro será discutida a reestruturação que está sendo implementada no Bradesco e seus reflexos, como fechamento de agências e unidades de serviço; nova plataforma PJ; certificações CPA 10 e CPA 20; e outros assuntos, cuja pauta e sugestões deverão ser enviados para o colega Breno, do Sindicato de Franca, pelo e-mail breno@bancariosfranca.com.br, até dia 15 de março, para sistematização e disponibilidade na COE.

NOME DO AUDITÓRIO
Ainda na reunião do conselho, também foi designado o nome do Auditório da Federação dos Bancários do Estado do Paraná, que passa a chamar-se “Roberto Pinto Ribeiro”.

A reunião debateu ainda o fechamento de agências bancárias, demissões da categoria que vêm ocorrendo em todo País, e os COEs de todos os bancos. Notícias FEEB PR