Servidores saem sem proposta de reajuste salarial e afirmam que vão ampliar mobilização

29/02/2024

Governo diz que ainda depende da arrecadação e argumenta que propostas já apresentadas incluem ganho real. Sindicalistas apontam defasagem de anos anteriores

Governo fala em reajuste de 9%, em duas parcelas, que seriam pagas em maio de 2025 e 2026

São Paulo – Na retomada das negociações, na tarde desta quarta-feira (28), os representantes do governo frustraram as entidades do funcionalismo público federal, que esperavam uma proposta de reajuste salarial neste ano. Ouviram que uma definição a esse respeito ainda depende da arrecadação. “As entidades representativas dos servidores públicos federais reiteraram que, sem recomposição salarial já neste ano, não há acordo e as mobilizações serão intensificadas”, afirma o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que reúne 35 filiados, com 200 mil trabalhadores.

Assim, o grupo de entidades de servidores reunidas no Fonacate reivindica 22,71% deste ano até 2026, em três parcelas de 7,06%. Já as carreiras vinculadas ao Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) quer 34,32% no mesmo período, em três parcelas de 10,34%.

Por enquanto, o governo fala em reajuste de 9%, em duas parcelas, que seriam pagas em maio de 2025 e 2026. Foi o mesmo percentual pago ano passado. No próximo mês de maio, o vale-alimentação passaria de R$ 658 para R$ 1.000. Auxílio-creche e auxílio-saúde teriam 51% de reajuste, segundo a proposta do governo.

Defasagem e negociação por setor

Em dezembro, o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijóo, afirmou que os 9% oferecidos, mais os 9% já pagos, representam 19,03% de reajuste acumulado, para uma inflação projetada de 16% nesse período – o que indicaria um pequeno ganho real. Mas os servidores apontam defasagem salarial de anos anteriores.

Paralelamente, os negociadores mantêm discussões específicas por setor e carreira. Até o final do ano passado, foram abertas 22 mesas específicas e temporárias – e fechados sete acordos. Já em 2024, foram firmados mais dois acordos: para reestruturação de carreira de policial penal federal e, no último dia 14, com servidores da Receita Federal.

Fonte: RBA