PROTEÇÃO DE DADOS E PRIVACIDADE NO MUNDO BANCÁRIO

21/02/2024

CONTEC está atenta para inovações tecnológicas e implementação de treinamentos

O avanço tecnológico no setor financeiro trouxe, com o passar dos anos, vantagens logísticas, como transações mais rápidas, acesso remoto às contas e pedido de serviços. Contudo, à medida que as instituições bancárias adotam tecnologias mais sofisticadas, as preocupações em torno da proteção de dados e privacidade dos clientes tornam-se centrais. Assim como, a implementação tecnológica de maneira irrestrito no ambiente financeiro.

O mundo bancário, que lida diariamente com informações altamente sensíveis, enfrenta desafios significativos quando se trata de proteger os dados de seus clientes. A ameaça de ataques cibernéticos, vazamentos de dados e uso indevido de informações pessoais é uma realidade observada nas agências. Além disso, as crescentes regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados, atentam para a necessidade de medidas de segurança e privacidade.

A confiança do público no setor bancário depende da capacitação tecnológica das categorias e da capacidade das instituições em garantir a proteção dos dados dos clientes. Caso contrário, pode haver um impacto não apenas os clientes, mas também os trabalhadores do setor financeiro.

Diante desses desafios, a CONTEC têm buscado ativamente a implantação de dispositivos de segurança junto aos bancos e parcerias para implementar medidas eficazes de proteção de dados e privacidade. Além disso, a capacitação técnica dos bancários é fundamental para a adequação tecnológica. Quanto a isso, a UNIContec vem desempenhando papel importante para auxiliar neste trabalho de orientação -que deve ser feito, prioritariamente, pelas instituições.

Ações adotadas pela CONTEC:

Negociações Coletivas – Inclusão de cláusulas específicas sobre proteção de dados nos acordos coletivos de trabalho.

Capacitação e Conscientização – Programas de treinamento para funcionários sobre práticas seguras de manuseio de dados por meio da UNIContec.

Acompanhamento Contínuo – Estabelecimento de mecanismos para monitoramento e identificação e correção de eventuais vulnerabilidades tecnológicas nos ambientes de trabalho. (Fonte: Contec por Igor)

Notícias FEEB PR